Como a Visto·bio revolucionou as suas vendas online através da orquestração



Através de uma ferramenta integradora e de automação, a empresa pode aplicar seu tempo onde realmente importa.


A Visto.bio trabalha com soluções em spray para corpo e roupas. A formulação é vegana, usando óleos essenciais brasileiros aliados à biotecnologia. Dessa forma, o resultado é um produto seguro e muito eficiente contra a proliferação de microorganismos. O spray original é um antiodor, substituto do desodorante que deixa corpo e roupas livres de bactérias, fungos e cheiros. Assim, poupa lavagens sem manchar as peças. Na pandemia, desenvolveu seu antisséptico sem álcool que elimina o vírus da SARS-CoV-2. Protege sem ressecar cabelo e corpo, além de poder ser aplicado em pets e crianças.


Trabalhando com vendas via e-commerce, o volume acabou aumentando a ponto de a manualidade dos demais sistemas integradores não darem conta da demanda.


O despacho das vendas era um trabalho repetitivo e que precisava ser feito nos 7 dias da semana - pois sem emitir nota fiscal e enviar o pedido para a transportadora o produto não chega à casa do cliente. Isso fez com que a Visto.bio tivesse que ter um profissional responsável somente por dar seguimento nesses despachos.


Percebendo esse problema foi desenvolvido um novo produto, o ioflow. Através dele que é pautado no conceito de orquestração, é possível criar fluxos de trabalho entre diferentes sistemas (logísticos, ERPS, e-commerces, por exemplo) indicando o passo a passo que o sistema deve seguir, o que poupa o tempo do lojista e seu time em processos manuais e repetitivos e permite investi-lo em procedimentos que exigem a equipe.


Exemplo de fluxo de trabalho que pode ser feito no ioflow, unindo diferentes sistemas


Antes do ioflow, como o horário de pedidos varia muito, a primeira demora era entre o recebimento do pedido e o envio à transportadora, havia um delay. Isso criava uma demanda inviável de ser suprida (ficar 24 horas do dia aguardando essas atualizações) para conseguir efetuar esses processos. Com isso, o profissional responsável ficava em média 6 horas diárias envolvido e, ainda assim, o despacho levava de 1 dia a 2 dias para ser feito.


Depois do ioflow, todo o procedimento virou automático. Assim, o profissional precisa empreender apenas 1 hora diária nesses processos e o despacho é feito em aproximadamente 5 minutos! O acesso ao sistema agora é somente para checar eventuais erros no meio do processo automático.


Nos demais sistemas integradores de e-commerce, apesar de haver captação automática de pedidos da loja virtual, a emissão de notas fiscais e o envio do pedido à transportadora são manuais, o que atrasa o despacho dos pedidos. Com ioflow, além da captação de pedidos, a emissão fiscal e envio à transportadora também são feitos de forma automática. Ademais, o sistema consulta frequentemente a transportadora para os pedidos se manterem sempre atualizados.


Outra configuração possível é referente aos múltiplos agentes logísticos. Através dessa funcionalidade, a Visto.bio pode observar seus critérios, o envio mais econômico ou mais rápido para cada local, por exemplo, e definir qual empresa vai operar em cada cidade, estado ou mesmo país - como definir que em São Paulo a empresa de logística é a Estoca, mas em Santa Catarina é os Correios.


Enfim, no ioflow, em vez de o lojista fazer manualmente para evitar erros, o sistema faz tudo de forma automática e notifica caso ocorra algo dê errado. O melhor de tudo é que a criação da vinculação é simples e rápida, preenchendo somente alguns campos.



Esse conteúdo é oferecido pela Simbio. Empoderamos os lojistas através de um sistema fácil, intuitivo e que cabe na rotina dos negócios. Acesse simbio.com.br e saiba mais!